Esse efeito Lens Flare na verdade é uma "imitação" do que a lente da câmera pode fazer... É como chamam o efeito de entrada de luz na lente, que forma esses pontos de luz "fantasmas". Não sei se é possível conseguir o Flare com uma câmera compacta, mas com uma DSLR é muito comum, ainda mais se não estiver usando uma lente com "para-sol", como por exemplo a 50mm, quando o sol fica "na borda" da imagem, a luz reflete dentro da objetiva e forma este Flare.
Mas atenção, na minha opinião, este efeito não combina com qualquer foto, principalmente em fotos onde o sol ou grande fonte de luz não tem participação na imagem, então cuidado para não ficar "fora do assunto".
Aí vai:
Passo 1: O Flare
Após escolhida a imagem na qual o efeito será aplicado, acesse Filter -> Render -> Lens Flare...
Passo 2 e 3: Adicionando Flare
Neste menu, você pode direcionar o Flare para o ponto de maior luminosidade da foto, aonde supostamente a luz teria entrado na lente e provocado o efeito. Lembre de marcar 50-300 Zoom, que é o flare mais comum nas objetivas, a não ser claro que deseje outro tipo. Também pode ajustar a opacidade, eu deixo em 100% porque mais adiante poderemos modificar na própria imagem.
Este passo é feito só para posicionar o Flare no local desejado, depois ele será desfeito.
Passo 4 e 5: Desfazendo o que foi feito e Adicionando Layer
Passo 6: Repetindo o Flare
Agora, com a nova camada preenchida de preto, repetimos os passos 1 e 2, sem alterar posição e transparência, já que foi pra isso que posicionamos o efeito antes de criarmos a camada preta.
Passo 7 e 8: Camada em Screen e Opacidade
Assim você poderá continuar a sua edição, deletar o efeito caso não queira mais usá-lo, sem perder outras alterações na imagem principal.
É isso!
0 recados:
Postar um comentário