quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tutorial: Imagens com Texturas!!

Então, eu estava aqui pesquisando texturas no Google, claro, e tive a idéia de mostrar como eu adiciono textura às imagens quando quero criar um efeito diferente, manchado, trançado, antigo, amassado.. essas coisas todas.
Era assim:
Fica assim:
 Primeiro de tudo, eu "catei" 3 texturas em alta resolução, totalmente surrupiadas da web, mas não tenho as fontes, e juntei em um Pack de texturas aqui, caso não tenha nenhuma e queira testar o efeito.

É simples, rápido, e muito versátil!

Passo 1: Escolhendo a sua imagem
Abra a imagem na qual deseja aplicar a textura (File -> Open, ou arraste a imagem para dentro do PS aberto)









Passo 2: Abrindo a Textura
Escolha a textura (em alta resolução se a imagem também tiver um tamanho considerávelmente grande) a ser utilizada e adicione em nova camada ou "place" (no caso de arrastar a imagem para dentro do PS) a imagem sobre a sua imagem escolhida no passo 1. Tenha certeza de que a textura cubra toda a sua imagem, para isso você pode redimensionar o quanto necessita (Ctrl+t).



Passo 3: Modo Overlay na textura
Agora, como na imagem ao lado, ajuste o modo da camada para "Overlay", e sua textura começa a aparecer.










Passo 4: Ajuste da opacidade
Agora o ajuste vai de acordo com a sua necessidade. A opacidade é a Transparencia da camada, o quanto ela vai aparecer sobre a sua imagem principal. No caso do exemplo, eu usei em torno de 80%.






Passo 5: Suavizando
Esse passo é opcional. Eu uso para dar uma suavizada no efeito, não ficar tão bruto. Crie uma nova camada/layer (Shift+Ctrl+n) e preencha de branco (ou outra cor que ficar legal na sua foto, eu usei branco no exemplo, é questão de testar/criar)





Passo 6: Modo Linear Light
Agora, mude o modo da camada nova para Linear Light, e ajuste a opacidade para quanto desejar (eu usei 15% no exemplo).








E pronto! Tá aí a textura aplicada. Agora você pode usar a criatividade para qualquer textura, vale até fotografar a sua própria! Pedrinhas, tecidos, vidros, madeiras, papeis, plásticos, tudo fica legal!

1 recados:

Daiane R. M. Muniz disse...

Que interessante que fica :D

Postar um comentário