sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Light Painting

Mais noturnas!!

A um tempo atrás eu e o Bruno, companheiro de trabalho no estúdio Sueli Fotografias, tivemos a brilhante idéia de fazer um "projeto". Light Project era o nome inicial. A idéia era sair a noite em locais diferentes/inusitados e praticar a técnica do Light Painting. O projeto ficou só na primeira fase, acabamos não fazendo outra tour, mas nada impede de dar continuidade.


Então, só pra explicar melhor, Light Paint ou Escrita com Luz tem basicamente a mesma idéia do post anterior.. Longa exposição com a adição do movimento de pontos de luz, independente de que fonte de luz seja essa, contanto que ela seja capturada na fotografia.

É a mesma coisa feita com o bombril.
Velocidade baixa, ISO baixo, e Abertura média/fechada. (simples assim, mas pode complicar também...)
Vou postar as minhas preferidas...
Denovo, vou colocar a EXIF das fotos pra dar uma idéia da configuração usada, e quem sabe inspirar alguém a tentar! =]


Camera: Canon 50D
Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/6.3
Exposure time: 11 sec.
ISO speed: 100
Flash: Did not fire

Camera: Canon 50D
Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/5
Exposure time: 6 sec.
ISO speed: 100
Flash: Did not fire

Camera: Canon 50D
Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/16
Exposure time: 4 sec.
ISO speed: 100
Flash: Did not fire
Camera: Canon 50D
Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/5
Exposure time: 8 sec.
ISO speed: 100
Flash: Did not fire

Camera: Canon 50D
Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/6.3
Exposure time: 7 sec.
ISO speed: 100
Flash: Did not fire


!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tutorial - Steel Wool

Esse é o primeiro tutorial de fotografia que eu vou fazer, e vou tentar explicar tintin por tintin como eu fiz a famosa fotografia do bombril girando. Pra quem conhece a teoria da longa exposição, é fácil.

Primeiro, o que diabos é uma foto em longa exposição? É prolongar a exposição do sensor da câmera por mais tempo, normalmente em fotos noturnas ou com pouca luz, pra captar mais luz. Também é possível fazer uso de filtros chamados ND, que diminuem a quantidade de luz que passa pela lente, e permite expor mais ainda as imagens, mesmo com luz ambiente suave, ou até mesmo de dia.

Então, se sua câmera tem o modo de ajuste manual, mesmo a sua compacta, e ele te permitir mudar a velocidade do obturador e a abertura do diafragma, já dá pra tentar fazer! O ISO também é importante, já que no automático ele tende a "compensar" a falta de luz, subindo o ISO, e isso estragaria a foto. Um ISO baixo é muito importante (pela luz e pelo ruído).

Algumas câmeras DSLR podem também ter o modo BULB, que você controla o tempo de exposição segurando o botão, então o obturador só fecha quando você solta o botão de disparo.

Basicamente é isso que você precisa para a foto funcionar:

Um local escuro e aberto
Uma câmera como modo manual de exposição, abertura e ISO
ISO baixo - 100, 200, no máximo.
Velocidade baixíssima.
Abertura média ou fechada.
a famosa palha-de-aço de sua preferência
arame maleável
corda grossa ou arame mais fino
fósforo/isqueiro
coragem e uma ajudinha de alguém.

Eu usei em cada vez meio saco de palha-de-aço. Amarrei em um arame de aproximadamente 1 metro de comprimento, com uma corda grossa de varal, mas da pra usar um arame mais fino também. Amarrar BEM, pq com a força de girar a palha-de-aço pode seir voando.
A câmera estava a uns 8 metros de distância, mas isso vai da lente que você usa, a minha é uma 24-70mm ntão eu preciso ir mais longe do que se fosse uma 18-55mm.  Deixe uma distância legal porque depois da pra enquadrar melhor em algum software de edição. Programe o timer pra não ter risco de tremer qdo disparar, ou use disparador remoto.
Agora no meu caso, eu programei tudo, e tb girei a palha-de-aço, meu namorado apertou o botão.

Quando acender a palha-de-aço, use vários fósforos ou isqueiro e passe em torno dela rápido, pq pega fogo muito rápido! não chega a ser fogo, é mais uma faísca gigante...

E gire acima da cabeça ou do lado do corpo. Esteja vestido de preto preferencialmente, pra não captar as cores da roupa na fotografia. Proteja cabelos e olhos.

Vou colocar o EXIF das fotos, pra dar uma idéia da configuração da câmera.


 Camera: Canon 60d
 Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/7.1
Exposure time: 25 sec.
ISO speed: 200
Flash: Did not fire

 Camera: Canon 60d
 Lens: 24-70mmL
 F-stop: f/6.3
Exposure time: 30 sec.
ISO speed: 200
Flash: Did not fire