quarta-feira, 27 de julho de 2011

Primeiras Vintages!

Eu sempre quis fazer fotos nesse estilo, antes mesmo de fazer as da
Karina, Joyce e Miss, então eu testei em mim mesma, com a ajuda do meu super-namorado e sua imeeeeennnsa paciência comigo e minhas mil manias fotográficas.
Essas foram as primeiras fotos no estilo Vintage que eu fiz, e apesar de eu não ser lá muitoooo fotogênica, eu precisava testar, né?

Vou fazer um tutorial de como dar essa cara "vintage" na edição da foto, sem dar muito trabalho, e descomplicado, mas vou ter que prometer pra outro dia. ;]



















É isso!
Eu descobri o quanto eu gosto desse estilo de fotografia nesse dia!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo

!!
Como eu fiz? Assim!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Adeus, Avôzinho

Hoje fazem 7 dias, teve missa, teve choro, teve lembrança, mas daí a gente vai pra casa e lembra que foi melhor assim, e que o Vôzinho Fiorello tá lá em cima olhando por toda família Floriani, e não quer ninguém triste.
Te amo e te amei muito!

Tutorial: Imagens com Texturas!!

Então, eu estava aqui pesquisando texturas no Google, claro, e tive a idéia de mostrar como eu adiciono textura às imagens quando quero criar um efeito diferente, manchado, trançado, antigo, amassado.. essas coisas todas.
Era assim:
Fica assim:
 Primeiro de tudo, eu "catei" 3 texturas em alta resolução, totalmente surrupiadas da web, mas não tenho as fontes, e juntei em um Pack de texturas aqui, caso não tenha nenhuma e queira testar o efeito.

É simples, rápido, e muito versátil!

Passo 1: Escolhendo a sua imagem
Abra a imagem na qual deseja aplicar a textura (File -> Open, ou arraste a imagem para dentro do PS aberto)









Passo 2: Abrindo a Textura
Escolha a textura (em alta resolução se a imagem também tiver um tamanho considerávelmente grande) a ser utilizada e adicione em nova camada ou "place" (no caso de arrastar a imagem para dentro do PS) a imagem sobre a sua imagem escolhida no passo 1. Tenha certeza de que a textura cubra toda a sua imagem, para isso você pode redimensionar o quanto necessita (Ctrl+t).



Passo 3: Modo Overlay na textura
Agora, como na imagem ao lado, ajuste o modo da camada para "Overlay", e sua textura começa a aparecer.










Passo 4: Ajuste da opacidade
Agora o ajuste vai de acordo com a sua necessidade. A opacidade é a Transparencia da camada, o quanto ela vai aparecer sobre a sua imagem principal. No caso do exemplo, eu usei em torno de 80%.






Passo 5: Suavizando
Esse passo é opcional. Eu uso para dar uma suavizada no efeito, não ficar tão bruto. Crie uma nova camada/layer (Shift+Ctrl+n) e preencha de branco (ou outra cor que ficar legal na sua foto, eu usei branco no exemplo, é questão de testar/criar)





Passo 6: Modo Linear Light
Agora, mude o modo da camada nova para Linear Light, e ajuste a opacidade para quanto desejar (eu usei 15% no exemplo).








E pronto! Tá aí a textura aplicada. Agora você pode usar a criatividade para qualquer textura, vale até fotografar a sua própria! Pedrinhas, tecidos, vidros, madeiras, papeis, plásticos, tudo fica legal!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tutorial: Lens Flare

Esse efeito Lens Flare na verdade é uma "imitação" do que a lente da câmera pode fazer... É como chamam o efeito de entrada de luz na lente, que forma esses pontos de luz "fantasmas". Não sei se é possível conseguir o Flare com uma câmera compacta, mas com uma DSLR é muito comum, ainda mais se não estiver usando uma lente com "para-sol", como por exemplo a 50mm, quando o sol fica "na borda" da imagem, a luz reflete dentro da objetiva e forma este Flare.

O que muita gente considera um "problema" eu considero um "efeito", mas nem sempre consigo ele propositalmente, então recorro pro photoshop.




Mas atenção, na minha opinião, este efeito não combina com qualquer foto, principalmente em fotos onde o sol ou grande fonte de luz não tem participação na imagem, então cuidado para não ficar "fora do assunto".

Aí vai:

Passo 1: O Flare
Após escolhida a imagem na qual o efeito será aplicado, acesse Filter -> Render -> Lens Flare...









Passo 2 e 3: Adicionando Flare

Neste menu, você pode direcionar o Flare para o ponto de maior luminosidade da foto, aonde supostamente a luz teria entrado na lente e provocado o efeito. Lembre de marcar 50-300 Zoom, que é o flare mais comum nas objetivas, a não ser claro que deseje outro tipo. Também pode ajustar a opacidade, eu deixo em 100% porque mais adiante poderemos modificar na própria imagem.

Este passo é feito só para posicionar o Flare no local desejado, depois ele será desfeito.









Passo 4 e 5: Desfazendo o que foi feito e Adicionando Layer

Antes deste passo, o efeito foi feito só para marcar a posição correta na imagem. Agora vamos desfazer o que foi feito (Ctrl + Z) ou simplesmete volte um passo no histórico/history. Para quem trabalha com edição em camadas, sabe que não é útil ter qualquer efeito adicionado à sua imagem principal sem poder modificá-lo quando necessário, por isso agora adicionaremos uma nova "layer" 

Criada a nova Layer (Shift+Ctrl+N), esta deve ser preenchida de preto, porque nenhum efeito pode ser realizado em cima de uma layer transparente. Use a ferramente "Fill ou Baldinho", ou qualquer outra que ache mais prática.






Passo 6: Repetindo o Flare

Agora, com a nova camada preenchida de preto, repetimos os passos 1 e 2, sem alterar posição e transparência, já que foi pra isso que posicionamos o efeito antes de criarmos a camada preta.







Passo 7 e 8: Camada em Screen e Opacidade
Agora, com o Flare adicionando em uma nova camada preta, precisamos "fundir" ele com a imagem, e por isso mudamos o modo da camada para SCREEN, como na imagem ao lado. Se este passo não for feito, o efeito não aparecerá na imagem.


Agora, podemos ajustar a opacidade para menos, e caso queira que o flare seja mais forte na imagem, pode-se duplicar a cama preta com o flare já adicionado (selecionar o Layer, ir em Layer-> Duplicate Layer), e ele ficará mais forte, e ainda permitirá mudar a opacidade.
Assim você poderá continuar a sua edição, deletar o efeito caso não queira mais usá-lo, sem perder outras alterações na imagem principal.


É isso!

Valentina!

No dia 1 de maio, foi a festinha de primeiro aninho da Valentina, filha de uma das minhas amigas mais queridas e mais antigas, Alana, que mora lááá longe em Balneário Camboriú (tá, nem tão longe assim), mas por isso eu quase nunca as vejo...
E CLARO que eu ofereci de presente estar lá pra fazer as fotos, já que tinha sido convidada... faria as fotos com todo prazer do mundo!!

A Valentina é um dos nenéns mais engraçados que eu já conheci.. E olha que eu vejo neném o dia todo! Ela é toda cheia de caras e bocas, gracejos, biquinhos... Eu sempre tive essa teoria de que quando os pais são felizes, o neném é feliz também. Não tem como não se contagiar com pais que sorriem o tempo todo!
Mesmo sendo fotos de aniversário, eu gosto de ousar na edição.. E a Alana já tinha me dito que queria umas fotos diferentes, melhor ainda!
Nunca vou conseguir fugir do estilo retrô-lomo-antigo que eu tanto gosto... (quando combina, claro!)